}

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ANATOLIY NESMAYAN O Ocidente e a Rússia

                   ANATOLIY NESMAYAN O Ocidente e a Rússia
             Apesar de algumas  deficiências da tradução (…)  esta opinião de ANATOLIY NESMAYAN é muito interessante e reflecte um ponto de vista que os comentadores ocidentais, escamoteiam em permanência. Mas pode bem ser o ponto de vista que vai prevalecer »...RSCastro
             Peço licença para partilhar este “ post” do meu camarada militar Rodrigo Sousa Castro,  pois parece-me que este texto é de ter em conta na reflexão sobre este delicado tema: EU/EUA-UCRÂNIA /RÚSSIA,etc.

           Assim volto a transcrever o texto já com menos erros de tradução ou pelo menos com essa tentativa que fiz.    MDC

 Dirá Anatoly Nesmayan:
“... A última rodada de sanções impostas pela União Europeia tem, essencialmente, pôr fim a qualquer discussão sobre a possibilidade de um acordo com o Ocidente. Apesar de todas as concessões e traições.
O próprio facto de se admitir que a Rússia vacilou na Ucrânia, de não defender os seus interesses nacionais, abandonando a região de Donbass e o seu povo à mercê de pessoas inclinadas a dividi-los, e aceitando a perda de prestígio por parte da liderança russa e…. tudo isso só convenceu o Ocidente que este pode ditar a sua vontade de continuar a aumentar a pressão.
É difícil dizer o que foi que prometido ao presidente Putin, mas já é óbvio que podem tê-lo  enganado. Não haverá reconciliação. O problema é que agora a pressão ocidental deixou de ter uma dimensão puramente ucraniana. Sanções, e o seu aperto,  são destinadas exclusivamente ao fomento de um cisma na elite russa, a atingir os interesses de uma das partes e em estimular um golpe inicial.
O que está em jogo agora não é mais nem menos do que a cabeça de Putin.Nenhum outro resultado irá satisfazer o Ocidente. Já depois de Crimea, a elite euro-americana assustada tinha resolvido que não pode lidar com a Rússia de Putin e por isso sancionou os planos para a sua derrocada. Por agora, por meio de um golpe de Estado nas mãos de oligarcas prejudicados e desfavorecidos. Se isso não funcionar, por meio de um conflito militar.
Parece que a liderança russa entende isso, e exercícios regulares das tropas do Distrito Militar do Leste (os necessários para ser levado à prontidão de combate completo ) é uma demonstração de que a Rússia está pronta para um tal desenvolvimento do situação. A única questão que permanece é se ela está pronta para traições internas.
Os últimos três a quatro anos têm proporcionado uma riqueza de material para o estudo de possíveis cenários de guerra com a Rússia. Líbia, Egito, Iêmen, Ucrânia - estes são os países onde o Ocidente atingiu os seus objectivos através de um motim de uma das partes da elite indígena, na sequência do qual apoiou a chegada da dita “democracia” para estes “ arredores selvagens” da civilização. Na Líbia, esta foi facilitada pelos bombardeiros da OTAN; no Egito - pelo financiamento em massa de grupos terroristas dos bolsos das corporações ocidentais no Qatar; no Iêmen, na aposta  colocada sobre líderes tribais e sobre o lançamento da "Al-Qaeda da Península Arábica" ; na Ucrânia - bem, aqui, está tudo bem diante de nossos olhos.
Na Síria, este cenário está funcionando correctamente. A elite síria se recusou a trair Assad, já que os seus interesses estão vinculados à Síria, e os negócios e o bem-estar dos seus membros são baseados em uma Síria unida e estável. É por isso que os traidores individuais na liderança do país não poderiam prejudicar sua estabilidade, e o Ocidente foi forçado a contar com os terroristas da Al-Nusra, ISIS, a Frente Islâmica, as Brigadas Farouq, o Exército Sírio Livre, e muitos outros . Agora Obama está se preparando para bombardear o território sírio, sob o pretexto de lutar contra o Estado islâmico. Não há dúvida de que o alcance da campanha de bombardeio se estenderá muito além, e que, se a Rússia tem vista para o bombardeio de Ar-Raqqa, em um ou dois meses os falcões de Obama vão começar a bombardear Damasco. Se a Rússia não organizar entregas imediatas à Síria de material de Defesa Aérea,de sistemas capazes de derrubar os ataques americanos, vamos ser confrontados com um agravamento acentuado da situação no sul, além dos problemas na Ucrânia.
A Rússia está diante da mesma escolha, primeiro, podemos esperar um golpe. Ao contrário da Síria, uma parte significativa da elite russa contemporânea é negociante, não têm nada em comum com o país que não seja o fato de a partir da própria Rússia bombear o seu bem-estar. São essas pessoas que seus proprietários ocidentais estão começando agora severamente a pressionar, utilizando sanções como um chicote, de modo a incentivá-los a organizar um golpe. E quanto mais tempo demora, mais forte e mais ferozes as sanções se tornarão.
No entanto, as sanções têm ainda um outro aspecto. No caso do golpe de Estado falhar, o Ocidente quer, tanto quanto possível  enfraquecer os principais sectores da economia russa, de modo a garantir que a Rússia não estará minimamente preparada quando  enfrentar um possível conflito armado.
Falando sobre o conflito militar, podemos agora dizer, com confiança, que as ideias de George Friedman sobre a utilização e unificação d as guerras no Iraque e Ucrânia  se tornarão na base da intervenção militar contra a Rússia. Se isso vai ser feito através de uma guerra na Criméia ou num conflito armado na Chechênia é uma questão puramente circunstancial. É certo que diferentes cenários estão sendo formuladas, e que será lançado ou imediatamente após a tentativa de golpe de estado ou de forma síncrona com o mesmo.
Os acontecimentos dos últimos anos têm muito claramente demonstrado que o Ocidente tem apostado na destruição da ordem existente no mundo. Não está satisfeito com o surgimento de novos centros de poder, o que o coloca à beira de uma catástrofe civilizacional. A doce vida do "bilhão dourado" tem sido sempre como premissa a existência de escravo do resto do mundo, que trabalhava para seus mestres. Os novos centros e pontos de crescimento, as novas associações de países do Terceiro Mundo, apesar de terem ganho impulso nos conceitos de neocolonialismo inútil, e o EUA/UE irão para a guerra. Em grande medida parecem não ter outra escolha segundo a natureza dos seus actuais dirigentes.
As revoluções coloridas deram aos Estados Unidos e seus aliados um instrumento, usando o que eles esperam para derrotar seus rivais estratégicos sem provocar confrontos directos que ameaçam a destruição total. Ao espalhar por todo o mundo, um tumor cancerígeno duma “dita democracia” e dos ” direitos humanos”  -tudo como argumento hipócrita- , em suas interpretações  estão  preparando o terreno para revoluções coloridas de diferentes graus de ferocidade.
A pressão das sanções sobre a Rússia, que ninguém parece  interessado em parar, transita o nível de confronto para um estado qualitativamente diferente. Evidentemente, há um certo ponto de não retorno, mediante a obtenção de que a reversão não é mais possível. Há uma profunda desconfiança de que já tinha passado, casualmente e imperceptivelmente. Muito provavelmente, este ponto pode ser considerado como recusa da Rússia a lutar para a Ucrânia. O Maio de 2014, quando inexplicavelmente o povo da região de Donbass foi simplesmente traído, pode ser considerado um tal ponto - o Ocidente recebeu uma prova de que ele tinha a capacidade de forçar os seus interesses. Quem foi na elite russa e do aparelho de Estado que exerceu pressão sobre ou enganou o presidente russo?? Este último sabe melhor. Mas estas são as mesmas pessoas que estarão por trás dum golpe se este existir.
Se nós entramos no período pré-guerra, então a lógica do nosso comportamento deve também tornar-se diferente em tempo de paz. O menor indício da possibilidade de um golpe de Estado deve ser eliminado. Pessoas que traem e vendem o país devem ser removidas do poder. Elass devem ser privados das ferramentas de sua influência. Em seguida, o Ocidente vai ficar com apenas a opção militar - um caminho que ele teme. Um caminho que possua muito menos “chances” do que uma traição..."
Acrescenta  Sousa Castro, «esta opinião de ANATOLIY NESMAYAN não deixa de ser muito interessante e reflecte um ponto de vista que os comentadores ocidentais, escamoteiam em permanência. Mas pode bem ser o ponto de vista que vai prevalecer.»
Recordemos algumas passagens:
"... A última rodada de sanções impostas pela União Europeia tem, essencialmente, pôr fim a qualquer discussão sobre a possibilidade de um acordo com o Ocidente. Apesar de todas as concessões e traições.”…..
“O próprio facto de que a Rússia vacilou na Ucrânia em não defender seus interesses nacionais, abandonando a região de Donbass e seu povo à mercê de pessoas inclinadas à separação, e aceitando a perda de prestígio por parte da liderança russa…. tudo isso só convenceu o Ocidente que pode ditar a sua vontade de continuar a aumentar a pressão.”…..
“É  difícil dizer o que foi que os traidores prometeram ao presidente Putin, mas já é óbvio que o enganaram. Não haverá reconciliação. O problema é que agora a pressão ocidental deixou de ter uma dimensão puramente ucraniana. Sanções e seu aperto são destinadas exclusivamente ao fomento de um cisma na elite russa, a infringir os interesses de uma das partes e em estimular um golpe inicial.”…..
“O que está em jogo agora não é mais nem menos do que a cabeça de Putin. Já depois de Crimea, a elite euro-americana assustada tinha resolvido que não pode lidar com a Rússia de Putin e por isso sancionou os planos para a sua derrocada. Por agora, por meio de um golpe de Estado nas mãos de oligarcas prejudicados e desfavorecidos. Se isso não funcionar, por meio de um conflito militar.”…..
“Parece que a liderança russa entende isso, e exercícios regulares das tropas do Distrito Militar do Leste (os necessários para ser levado à prontidão de combate completo ) é uma demonstração de que a Rússia está pronta para um tal desenvolvimento do situação. A única questão que permanece é se ela está pronta para traições internas.”…
“Os últimos três a quatro anos têm proporcionado uma riqueza de material para o estudo de possíveis cenários de guerra com a Rússia. Líbia, Egito, Iêmen, Ucrânia - estes são os países onde o Ocidente atingiu os seus objectivos através de um motim de uma das partes da elite indígena, na sequência do qual apoiou a chegada da dita “democracia” para estes “ arredores selvagens” da civilização. Na Líbia, esta foi facilitada pelos bombardeiros da OTAN; no Egito - pelo financiamento em massa de grupos terroristas dos bolsos das corporações ocidentais no Qatar; no Iêmen, na aposta  colocada sobre líderes tribais e sobre o lançamento da "Al-Qaeda da Península Arábica" ; na Ucrânia - bem, aqui, está tudo bem diante de nossos olhos.”
“A Rússia está diante da mesma escolha, primeiro, podemos esperar um golpe. Ao contrário da Síria, uma parte significativa da elite russa contemporânea é negociante, não têm nada em comum com o país que não seja o fato de a partir da própria Rússia bombear o seu bem-estar. São essas pessoas que seus proprietários ocidentais estão começando agora severamente a pressionar, utilizando sanções como um chicote, de modo a incentivá-los a organizar um golpe. E quanto mais tempo demora, mais forte e mais ferozes as sanções se tornarão”.
“Os acontecimentos dos últimos anos têm muito claramente demonstrado que o Ocidente tem apostado na destruição da ordem existente no mundo. Não está satisfeito com o surgimento de novos centros de poder, o que o coloca à beira de uma catástrofe civilizacional. A doce vida do "bilhão dourado" tem sido sempre como premissa a existência de escravo do resto do mundo, que trabalhava para seus mestres. Os novos centros e pontos de crescimento, as novas associações de países do Terceiro Mundo, apesar de terem ganho impulso nos conceitos de neocolonialismo inútil, e o EUA/UE irão para a guerra. Em grande medida parecem não ter outra escolha segundo a natureza dos seus actuais dirigentes.”….
“As revoluções coloridas deram aos Estados Unidos e seus aliados um instrumento, usando o que eles esperam para derrotar seus rivais estratégicos sem provocar confrontos directos que ameaçam a destruição total. Ao espalhar por todo o mundo, um tumor cancerígeno duma “dita democracia” e dos ” direitos humanos”  -tudo como argumento hipócrita- , em suas interpretações  estão  preparando o terreno para revoluções coloridas de diferentes graus de ferocidade.”….
“A pressão das sanções sobre a Rússia, que ninguém parece  interessado em parar, transita o nível de confronto para um estado qualitativamente diferente. Evidentemente, há um certo ponto de não retorno, mediante a obtenção de que a reversão não é mais possível. Há uma profunda desconfiança de que já tinha passado, casualmente e imperceptivelmente. Muito provavelmente, este ponto pode ser considerado como recusa da Rússia a lutar para a Ucrânia. O Maio de 2014, quando inexplicavelmente o povo da região de Donbass foi simplesmente traído, pode ser considerado um tal ponto - o Ocidente recebeu uma prova de que ele tinha a capacidade de forçar os seus interesses. Quem foi na elite russa e do aparelho de Estado que exerceu pressão sobre ou enganou o presidente russo?? Este último sabe melhor. Mas estas são as mesmas pessoas que estarão por trás dum golpe se este existir.” …..

“Se nós entramos no período pré-guerra, então a lógica do nosso comportamento deve também tornar-se diferente em tempo de paz. O menor indício da possibilidade de um golpe de Estado deve ser eliminado. Pessoas que traem e vendem o país devem ser removidas do poder. Elass devem ser privados das ferramentas de sua influência. Em seguida, o Ocidente vai ficar com apenas a opção militar - um caminho que ele teme. Um caminho que possua muito menos “chances” do que uma traição.”  ….  (A.N.)


Publicada por M.Duran Clemente à(s) 16:29

Sem comentários:

Enviar um comentário